20 anos de 3ª ICE de Presidente Dutra – MA – trajetória histórica

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

HISTÓRIA DA TERCEIRA IGREJA CRISTà EVANGÉLICA
 DE PRESIDENTE DUTRA

1 – RELATO DA HISTÓRIA DA TERCEIRA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA

Na gestão do pastor José Pedro de Araújo no dia 02 de julho de 1983 foi criada a Escola Bíblica Dominical no prédio onde funcionava os trabalhos da Associação Evangélica na Avenida Tancredo Neves, tendo como professora de crianças a irmã Dorca Barros, turma de crianças que antes funcionava na direção da irmã Rozilda Vitorino do Nascimento, na Escola da Associação, que se chamava Lírio dos Vales. 

Nos anos de 86 a 88  na gestão do pastor Daniel Primo os trabalhos ficaram parados.

Com a chegada do pastor Reinaldo Miranda no dia 05 de março de 1988, foi realizada uma plenária na 1ª Igreja Cristão Evangélica estabelecendo a reabertura do ponto de pregação na Avenida Tancredo Neves. Neste local funcionava um colégio, farmácia e atendimento médico.

2 – INÍCIO DA CONGREGAÇÃO/ O CHAMADO

A Congregação uma vez organizada, uma vez por mês os irmãos participavam dos cultos na 1ª Igreja Cristã Evangélica. Os irmãos obreiros ainda pensaram na possibilidade de retornarem para a primeira Igreja, mas consultando o Pastor Reinaldo, ele disse que “ as portas que Deus abre ninguém pode fechar”, e assim os irmãos retomaram o ânimo e por considerarem ser melhor fazer evangelismo nas casas para que o trabalho crescesse, os irmão José Armando e família e o irmão Mário e família resolveram realizar os cultos do meio de semana nos lares evangelizando, e muitas almas foram sendo acrescentadas ao rol de membros da congregação, seguiram crescendo e organizando os seus departamentos e recebendo obreiros para contribuir com o trabalho do Senhor.

3- OBREIROS QUE PARTICIPARAM DA CONDUÇÃO DA CONGREGAÇÃO

Muitos obreiros contribuíram e marcaram o trabalho da Congregação como: Missionário Mário Martins, cedido pela MICEB; Pastor Rolf e família, irmão Reginaldo como dirigente, posteriormente irmão Francelson Xavier, Pastor Hernane, na época era seminarista; e Francilene Soares.

4 – CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Em dezesseis de outubro de 1999, damos início à construção do primeiro templo da Terceira Igreja Cristã Evangélica ainda não emancipada. Trabalho realizado a partir de mutirões e doações dos membros da congregação.

5 – PRIMEIRA DIRETORIA

Em dezembro de 2000 foi eleita a primeira diretoria, sendo o corpo diaconal composto pelos irmãos (ãs): Isaías Barbosa, Valdenora Pereira, José Armando, Mário Silva e Basiliano Barros Filho. Tesoureiras: Maria Gecilda da Silva e Regina Coele Fernandes; as secretárias: Marta Maria Macedo Costa e Madalena Maria Macedo Xavier.

Ainda em dezembro do ano 2000, a congregação resolveu convidar o Pastor Ramalho Dantas para conduzir a emancipação da Igreja e pastoreá-la, ele prontamente aceitou o convite sendo assim a Terceira Igreja sua primeira Igreja de pastoreio pois ele estava concluindo sua formação no ano citado e a Terceira Igreja, receberia então seu primeiro Pastor no ano seguinte 2001.

6 – EMANCIPAÇÃO DA IGREJA

Chegou o dia sonhado para emancipação. Em 2001 o Pastor Ramalho chegou para assumir a direção e pastoreio da Congregação, assim deu continuidade à construção do primeiro templo. Foi então que em 11 de novembro de 2001 foi realizado no novo templo o culto de emancipação e a Congregação passou a ser TERCEIRA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA e quatro anos depois, em 2005, damos à luz a uma filha A Congregação na Faveira.

7 – OBREIROS E SUAS FAMÍLIAS QUE PASTOREARAM A 3ªIGREJA

Nosso reconhecimento e homenagem aos pastores e suas famílias, homens e mulheres de fé que estiveram cononoco e continuam conosco em orações. Foram muitas alegrias e lutas compartilhadas, que colaboraram para nosso crescimento. Nossa gratidão aos Pastores e suas famílias que contribuíram semeando e pastoreando a 3ª Igreja.

8 – RESUMO DE ATIVIDADES DOS 20 ANOS

No decorrer desses 20 anos vivemos muitas alegrias, cultuamos, exercitamos nossa fé, estudamos a palavra juntos, compartilhamos lutas, esperanças, milagres, muitos milagres recebidos, sempre juntos, companheiros.

9 – HOMENAGEM PÓSTUMAS

Aos nossos irmãos que foram promovidos para a glória celestial, muitas saudades e gratidão a Deus pela oportunidade de tê-los conhecido e trilhado parte da caminhada cristã aprendendo juntos. “Aprouve ao Senhor levá-los”

10 – FRUTOS DO EVANGELHO SEMEADO NA 3° IGREJA

Hoje continuamos crescendo com nossos departamentos organizados, atuando na sociedade a partir do evangelismo, cumprindo o ide e frutificando, sob o pastoreio do nosso deus e do Pastor Sérgio Augusto Balieiro que têm conduzido a Igreja com sabedoria, engajamento e amor.

Agradecemos a todos que estão conosco nestes dias e compartilham conosco a alegria de saber que JESUS CRISTO É O NOSSO FUNDAMENTO E QUE ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR.

Texto: Ascom/3ª ICE de Presidente Dutra – MA.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter